Peça com atores com Síndrome de Down destaca diferenças entre pessoas

  • Por Jovem Pan
  • 17/10/2017 11h52
Johnny Drum/Jovem Pan

O filme “Colegas”, lançado nos cinemas em 2013, emocionou o público com a história de três amigos com síndrome de Down que fogem de um instituto para se aventurar pelo mundo. Quatro anos depois, a produção de Marcelo Galvão estreou uma adaptação de mesmo nome nos teatros, agora sob o comando de Leonardo Cortez.

Junto do elenco da peça, o diretor disse no Morning Show desta terça-feira (17) que teve total liberdade para adaptar o longa para o teatro e que sua missão é destacar que todas as pessoas são diferentes, mesmo que não tenham nenhuma necessidade especial.

“Foi uma preocupação grande desse o início e pega carona desde o filme do Marcelo Galvão. A peça destaca um aspecto de diferenças com essa percepção de que as pessoas não são iguais, eles têm personalidades diferentes. Lidar com essas diferenças é sempre uma preocupação e exige um exercício de tolerância e sensibilidade”, contou.

Com um longo trabalho com pessoas que possuem Down, Cortez revelou que já sabia quem escolher para interpretar os personagens, trazendo os atores Ian Pereira, João Simões Junior e Giulia Merigo para serem o trio de amigos que protagonizam a trama. O diretor disse que encaixou as características pessoais de cada um deles nos papéis para facilitar a interpretação.

“Quando me chamaram para adaptar, disse que precisava conhecer os protagonistas. Trabalho com Síndrome de Down há 12 anos. Conheço o João e o Ian há muito tempo. Quando estava escrevendo a adaptação, ouvia a voz deles na minha cabeça. Essa é uma mudança em relação ao filme, incorporei as características deles nos personagens”, concluiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.